domingo, 1 de fevereiro de 2009

A Nova Construção - um novo shoppinng nasce. e daí?

Enquanto as atividades do Fórum Social Mundial se encerram, um novo shopping center é construído em Belém. Seu corpo não é apenas mais uma silhueta no céu da cidade, em meio ao calor e a fumaça da avenida onde os homens trabalham. No tempo de uma chuva o prédio cresceu. E os olhares de espanto já começam a diminuir. Os guindastes amarelos, antes vistos como gigantes intrusos na paisagem, dividem quase que harmoniosamente as atenções com os pedintes e arranha-céus. Antes estes mesmos eram intrusos, mas já vai longe este tempo. Agora é preciso seguir, fechar os olhos para a poeira que vêm da construção, e atravessar com cuidado.
Nas ruas Ó de Almeida e Aristides Lobo a placa de "homens trabalhando" adverte que o pedestre deve, definitivamente, abrir mão de andar na calçada- mesmo que há tempos esta já esteja reservada para carradas de areia e cimento- e esperar até que os novos dirigentes da rua terminem sua lavagem de mangueira; afinal, mesmo aqui é preciso limpeza e os trabalhadores se empenham. Enquanto na surdina mais um metro de calçada vira parte do mais novo lugar. Os moradores do bairro? Bem, espero que as lojas não sejam tão caras. A prefeitura? Talvez, meu caro, daqui a quatro anos.
Ao meio dia é o intervalo. As marmitas de papel de alumínio chegam dos sacos plásticos em bicicletas cargueiras e se sentam no meio fio. A alegria nos rostos, misturada ao sol e ao pó, anuncia mais um dia de suor terminado. Agora virá a tarde e depois a noite, e a madugrada enfim. São outros os homens mas o barulho é o mesmo. O som de ferro e ponteiro, e mais um ou dois sorrisos. É possível ouvir sorrisos. Em volta a cidade cala. Imagina-se a data da entrega. A cidade segue, e atravessa a rua com cuidado.

Um comentário:

Hélio Augusto Galvão disse...

http://marginal-uni-versos.blogspot.com/2009/02/recebi-o-convite-de-lunatica-cujo-o.html